sábado, 2 de outubro de 2010

O Princípio da Incerteza na esfera social.

Qual o significado da palavra amigo? Que valor isso tem pra você? É pragmático?
A palavra por si só é muito relativa. Entao, qual seria o conceito de Amizade? A amizade nos tempos atuais tem o mesmo valor que nos tempos passados?
Eu estou fazendo perguntas aleatórias que, querendo ou não, expõe minha visão crítica quanto a isso. Pra muitos amizade é aquele trem que você tem pra passar o tempo, pra ir pras festinhas, pra ficar fofocando, pra ser falso um com outro, pra usar na hora que você mais precisa. É, talvez eu concorde com esses jovens, mas pra mim tem algo peculiar que pode se tornar perigosíssimo.
Pra mim, existe varios tipos de amizades que se encaixam com cada tipo de personalidade, ou seja, tem amizade pra tudo e todos.
Amigo é algo bom, claro, estaria sendo hipócrita demais se eu dissesse que não. Quem não acha bom aqueles momentos de truco na mesa, um churrasquinho na casa de alguem ?! Então, creio que quase ninguem. Mas Amizade é um termo que foi derivado da palavra amigo, que por sua vez derivou da palavrar amor, logo amizade é um laço afetivo consciente que se tem por outro cidadão ao ponto de protege-lo instintivamente. Proteger? que vontade de rir. Mas tudo bem.
Esse conceito é tão lindo e heróico que as vezes me pergunto se atualmente isso ainda prevalece ou a amizade dos tempos modernos é apenas por conveniência....Tenho minha opinião formada, se puder, tente percebe-la.
Pra mim existem alguns tipos de amizade:
Amizade-coleguismo, que é aquela que prevalece mais pro lado do ' ser um colega ', ou seja, aquela amizade que você tem no bolso e sabe que quando você precisar dela você vai poder ir atrás, como se fosse um recurso, e que você nem dá muito valor ( ai o termo coleguismo ), mas você sabe que ainda tá de pé porque vocês se declaram amigos.
Tem a amizade-falsa, que é aquela que você mantem apenas pelo bom convívio com tal pessoa. Aquela que você fala mal pelas costas, destroi a imagem pra alguem, mas na frente você é a melhor de todas, dizendo Oi amigo( a ), dando aperto de mão ou beijinho no rosto. Essa é muito comum.
Existe uma, que pra mim é responsavel pela maioria das minhas frustrações, que é aquela que eu considero perigosíssima, o que mencionei no inicio: a Amizade-Altruísta.
Essa foi responsável pelo meu amadurecimento, transformação da minha personalidade e principalmente do meu senso crítico em relação às pessoas.
Amizade-Altruísta é aquela que você se entrega ao seu amiguinho, aquela que você se dedica inteiramente por seus amigos ( no plural principalmente ), ou seja, aquela que você gosta demais do seus amigos sem saber ou se importar se acontence o mesmo por parte deles, o que cem por cento dos casos você se torna um imbecil altruísta, achando que todos são seus amigos da mesma forma que você é deles. Ou seja, você só se toca quando descobre aos poucos que o que você via era apenas uma ilusão infantil e IDEALISTA.
É o que concluo com base nas minhas experiências de vida, que não são poucas.
Através do Principio da Incerteza aplicada na vida social, tenderíamos a ser mais equilibrados emocionalmente, pois não sabemos com precisão a posição e o momento de uma partícula, se é que vocês me compreendem. Nesse caso, a análise e o tempo se tornam elementares para o conhecimento de quem você julga amigo, pra quem não entendeu porcaria nenhuma que eu disse nesse último parágrafo, eu estou dizendo para parar com essa mania estúpida e imbecil de cair na precipitação do momento eufórico.
Cada um tem seu modo de ver a vida e os elementos que a contém, esse é o meu e não ligo a mínima pra quem discorde, pois como eu disse, minhas experiências me moldaram. Fique com a interpretação que quiser quanto ao meu pensamento, pois só sou amigo de quem é meu amigo, ai você me pergunta: Já que você é tão esperto, como você sabe quem é seu amigo? Eu apenas vou falar pra você ler de novo o parágrafo anterior, especificamente na parte em que eu falo em ANÁLISE e TEMPO.
Não se deve deixar levar pela ingenuidade.
Sabemos apenas que a Razão nos trás um movimento eliptico em torno dos focos da frustração.


Gal

Nenhum comentário:

Postar um comentário