segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A base do desenvolvimento Individual

Uma das características que mais se destaca nessa sociedade atual é a mesquiagem, muitas vezes ligada à mediocridade.
É fato que as pessoas possuem diferentes tipos de comportamento que eventualmente podem não agradar uns aos outros. Também é fato que as pessoas possuem modos diferentes de pensar, e isso, se somado com o que disse anteriormente, nos leva a ter o Pensamento Crítico. Esse tal pensamento crítico querendo ou não está ligado a valores individuais, ou seja, você tem um certo ponto de vista ou uma certa crítica sobre as coisas pelo fato da sua criação, da sua educação, dos seus conhecimentos, criarem valores que cabem somente a você, valores que podem ser comum aos das outras pessoas e, consequentemente, faz você ter sua crítica.
Quando falo de valores estou abrindo um portal para várias coisas que estão relacionadas com valores, valores morais especificamente, mas o que estou tentando abordar é que se você tem valores e pensa e age diferente das outras pessoas você tem o poder de ter o pensamento crítico e se você tem esse tipo de pensamento você pode criticar e questionar as coisas que estão ao seu redor. Mas o que tem a ver mesquiagem com pensamento crítico? Tudo, absolutamente tudo.
Quando se fala em crítica as pessoas já não gostam muito, parece que a palavra por si só está estigmatizada com um coneito ruim e pra quem achava que a palavra crítica só é ruim estava muito enganado.
Existe a crítica boa e a crítica construtiva ( que é aquela crítica ruim, mas que é feita justamente para se construir algo diferente do que foi feito antes, nome bem sugestivo na minha opinião ). As pessoas em geral odeiam serem criticadas, principalmente quando a crítica é construtiva, seja pelo motivo que for e muitas vezes a pessoa criticada não aceita a crítica, que as vezes é feita por um grupo de pessoas. Ou seja, fecham os olhos e tapam os ouvidos, pois acham que estão certas, não querem aceitar que observaram um defeito, negando assim a crítica. Vou dizer de novo o que eu disse porque acho que falei, falei, falei e nao cheguei a lugar algum; As pessoas diante de uma crítica RACIONAL e FUNDAMENTADA, se sentem, na maioria das vezes, desvalorizadas, pois acham que não mereciam aquela crítica e entram na mesquiagem, se tornam mesquinhas por não aceitarem uma crítica ao ponto extremo de não reconhecerem suas falhas, ao passo que uma crítica, tanto boa quanto ruim, ou melhor dizendo, construtiva, serve de base para o aperfeiçoamento de determinadas coisas. Mesquinhos por não aceitarem a racionalidade, medíocres por não quererem a construtividade do ser e das suas habilidades.
Isso que eu digo é OBVIO que cabe apenas para aqueles tipos de crítica que eu disse acima, racional e fundamentada, pois as críticas que não se encaixam nessas condições são insignificantes e não servem pra um desenvolvimento significativo. Ao meu ver mesquinhos e medíocres não desenvolvem nenhum tipo de valor, apenas o que lhe é característico.

Gal

Um comentário:

  1. As críticas nos diferenciam.
    Adorei o blog rafa!
    Estou super seguindo, beeijos

    ResponderExcluir