domingo, 3 de outubro de 2010

A virtude universal: A Mentira. Ou não.

Por que o ser humano sente a necessidade de mentir em uma simples conversa de dez minutos? Por que ele tem que, pelo menos por alguns instantes, ser alguem que não é compatível com sua própria personalidade? Ou simplesmente ser igual a uma outra pessoa?
Uma mentira pode significar muito, pode ser negativa ou positiva. Na maioria das vezes uma pessoa mente para apenas controlar determinada situação ou pra simplesmente dar continuidade a uma outra situação. Elas podem ter várias intenções, boas, más, destrutivas ( na intenção de acabar com alguem ) , construtivas ( intenção de construir algum vinculo com base em uma mentira ), não sei, depende da personalidade da pessoa. Mas existem mentiras que, de certa forma, formam um ponto de apoio para quem a diz, pois talvez as pessoas não sentem um conforto moral de serem o que elas são então vem a necessidade de criar situações para se sentirem, pelo menos naquele instante, realizado e com uma autoestima elevada.

Você já mentiu? Hm, Claro que já! Mas eu te pergunto, sua mentira teve que relamente ser dita? Foi para se defender ou para agredir alguém? Ou foi aquela mentirinha fútil que você vive contando para seus amiguinhos? ....De fato quanto mais estudada a mentira é, mais fácil é de ser acreditada....
Mas a mentira tem que ser controlada, pois a credibilidade de um indivíduo está fortemente ligada ao seu caráter. A grosso modo a sociedade está dividida em Mentirosos e Sinceros, mas o termo sincero não significa ser totalmente sincero, pois mesmo alguem sendo sincero ela será capaz de mentir a qualquer momento, sendo assim entraremos em um círculo em relação ao assunto desse texto, pois o sincero, mesmo sendo sincero, vai mentir para controlar determinada situação, mesmo que essa situação seja insignificante para alguem.
Podemos concluir que a mentira é uma virtude, ou não, do ser humano que sempre estará presente no dia - a - dia dele.
Acho que o nível da mentira determina a tipo da pessoa, basta saber o tipo da mentira.
Uma mentira pode construir algo assim como destruir algo, mas para construir algo com uma mentira é necessario um tempo muito grande e para destruir.... é quase que instantâneo. Então, compensa mentir? Não estou dizendo que eu sou um exemplo de pessoa que nunca mente, não estou dizendo que nunca menti nada fútil, o que estou dizendo é que a mentira tem que ser polarizada, não compensa mentir aleatoriamente, futilmente, destrutivamente e, talvez, construtivamente, pois, como eu disse anteriormente, sua credibilidade está liagado ao caráter seu e a credibilidade de uma pessoa necessita de um processo longo para ser levantada ao passo que se uma mentira usada for derrubada, a credibilidade cai na hora e, talvez, nunca se levante.
Faça como quiser, minta muito ou minta pouco. O que eu deveria dizer na verdade era não minta, mas isso é impossível.... Todos mentem e todos vão mentir. Apenas a diferença de muito ou pouco, talvez pouquíssimo.

Gal

Nenhum comentário:

Postar um comentário